terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Girafa!

A girafa é um animal caracterizado pelo seu enorme pescoço. Parece mentira, mas toda girafa tem o mesmo número de vértebras que o pescoço de um rato! A única diferença é que eles são alongados e bem maiores. Para se ter uma idéia comparativa, o pescoço dos pássaros tem 14 vértebras, o dobro do pescoço da girafa! O pescoço comprido e as enormes pernas conferem à girafa um movimento e uma elegância excepcionais, que a torna única.
É, atualmente, o animal mais alto do mundo chegando a medir 5,80m do chão ao topo de suas pretuberâncias, isto é, até a ponta dos cornos. Entretanto, a altura da girafa adulta pode variar bastante, em média de 4,0 até quase 6,0 metros. O macho é maior que a fêmea.
Em consonância com o seu tamanho, as girafas têm um enorme coração que pode pesar até 11 quilogramas, com 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes. É o maior do mundo! É 43 vezes maior do que o coração do homem e precisa bater muito forte. O intestino da girafa é espantosamente comprido: quase 80 metros!
Uma das muitas coisas estranhas da girafa é que lhe falta a voz… Pois mesmo apresentando órgãos fonadores perfeitos, a girafa raramente emite sons. Foi sempre tão raro ouvir a voz da girafa que se supunha que ela fosse muda. Mas já se sabe que, mesmo silenciosas, elas podem produzir uma variedade de grunhidos, emitindo alguns sons breves, semelhantes a gemidos ou discretos gritos de chamada. Elas não possuem cordas, mas pregas vocais, como todos os animais. O som de uma girafa é grave e abafado…
 A girafa dorme de pé, com um olho aberto. Ela só deita quando se sente muito insegura. Dormem 5 minutos de cada vez, 2 horas por dia.  É herbívora, ou seja, se alimenta de frutas e folhas. Sua lingua mede 45 cm para conseguir se alimentar. No nascimento do filhote, ele despenca de 2 m e demora 20 min para se recompor. Sua gestação dura mais de um ano, de 400 a 450 dias e só tem um filhote. Vivem em média 40 anos e seu tamanho chega a 4 m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário